sexta-feira, 8 de maio de 2009

Redes e Movimentos Sociais: Perspectivas

Pesquisas realizadas em organizações do Terceiro Setor possibilitaram a identificação de algumas estratégias de comunicação relevantes para os processos de mobilização social, com especial ênfase para a comunicação por meio de redes digitais.

Assim, como alternativa, despontam as redes digitais, a Internet. Devido ao fato de ser de fácil e teoricamente irrestrito acesso, de modo a permitir a circulação sem barreiras de todo tipo de informações, converte-se numa expectativa de tornar-se um espaço alternativo de circulação de opiniões como contraponto à grande mídia. No entanto, convém receber esta idéia com um misto de entusiasmo e cautela, pois algumas reservas devem ser feitas.

Simultaneamente, as listas de discussão fazem com que circulem na Internet os manifestos, os trabalhos realizados por diferentes grupos, publicações, convocações, listas de discussões e outras formas mais de comunicação não aceitas ou tecnicamente incompatíveis com os outros meios.


fonte: http://www.cibersociedad.net

Novas Teorias dos Movimentos Sociais


Novas Teorias dos Movimentos Sociais, de Maria da Glória Gohn, dá seqüência aos estudos da autora publicados em livros anteriores e analisa minuciosamente o passado, o presente e o futuro dos movimentos sociais considerados fenômenos-chaves na análise de uma realidade social. O foco principal do livro é a análise das teorias que têm sido utilizadas para interpretar as ações coletivas expressas por meio de movimentos sociais.

Trabalhando com ensaios escritos por influentes pensadores como Alain Touraine, Eric Hobsbawm, Boaventura S. Santos, Axel Honneth, Nancy Fraser, Charles Tilly, Ernest Laclau, Michel Focault e Max Weber e outros, Maria da Glória retrata cinco décadas de produção sobre o assunto e responde a questões como "O que está em jogo nas teorias contemporâneas dos movimentos sociais?".

Novas Teorias dos Movimentos Sociais expõe, a partir de uma perspectiva histórica, a evolução e as transformações que aconteceram no mundo desde 1950 e que acabaram por influenciar as mudanças de focos nos movimentos sociais, que hoje não se limitam à política, à religião ou as demandas sócio-econômicas e trabalhistas. Movimentos por reconhecimento identitários e culturais ganham destaque.

Outros livros da autora são:



História dos Movimentos e Lutas Sociais: a Construção da Cidadania ... - MARIA DA GLORIA GOHNMovimentos Sociais e Luta pela Moradia - MARIA DA GLORIA GOHN



fonte: Portal Literal

Um Movimento Social Mundial


Em 28 de Março desse ano, tivemos um exemplo de um dos maiores movimentos sociais que poderia ocorrer, a Hora do Planeta.

Um gesto simples que começou em apenas uma cidade faz dois anos, agora é amplamente divulgado para o mundo todo, com o intuíto de combater o aquecimento global. Uma forma que as pessoas encontraram de protestar contra a morte do nosso planeta.

Este ano uma das maiores fontes de divulgação deste evento global sem dúvida nenhuma acabou sendo a internet, onde várias pessoas em blogs, sites, twitter e afins comentaram, incentivaram e apoiaram esse pequeno passo que podemos dar pelo futuro do planeta.

Mesmo sendo um movimento que já passou, para saber mais sobre como foi a Hora do Planeta e também sua divulgação através da rede, acesse:


- Earth Hour - Brasil

- Twitter - Hora do Planeta

- BBC - Brasil - Hora do Planeta

- Propaganda Promocional do Evento




fonte : própria.

O Projeto Memória e Movimentos Sociais

O Projeto Memória e Movimentos Sociais, tem como finalidade contribuir para o resgate da memória dos movimentos sociais contemporâneos. Ele inicia-se com um acervo digital, de fotografias de autoria da fotojornalista Claudia Ferreira que retratam os movimentos sociais protagonizados por mulheres e as manifestações políticas e sociais das décadas de 80, 90 e 2000 no Brasil.

Estas fotografias, de cunho etnográfico e jornalístico, constituem uma importante fonte de pesquisa da História Contemporânea dos movimentos sociais no Brasil e sua inserção em nível global, como nos Fóruns Sociais Mundiais e Conferências das Nações Unidas.

O projeto propõe ainda que os usuários e usuárias que acessem o site possam contribuir, acrescentando informações às legendas ou identificando pessoas constantes das fotos. Essas contribuições proporcionarão ampliar a base de dados sobre a História Contemporânea dos movimentos sociais no Brasil e sobre seus protagonistas.


fonte: www.memoriaemovimentossociais.com.br.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Não ao PL Azeredo !


Não ao PL Azeredo foi a frase escolhida dos manisfestantes contra o Projeto de Lei do senador Eduardo Azeredo, lei sobre crimes cibernéticos, que se encontraram no ano passado dia 14 de novembro, alguns dos internautas que ajudaram a organizar essa manifestação pela Internet consideram este evento o primeiro flash mob pela liberdade na Internet. Os manisfestantes protestaram contra alguns artigos da lei que segundo eles implantam uma situação de vigilantismo sobre os internautas. Porém o projeto de lei também prevê punição para crimes como a distribuição de vídeos de pedofilia pela Internet.


Saiba mais sobre a lei no site: http://www.safernet.org.br/site/


quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que é Flash Mobs


Flash mobs é o termo utilizado para designar aglomerações instantâneas de pessoas em um local público, para realizar determinada ação inusitada, onde essas ações são organizadas previamente pela internet,
geralmente via e-mail ou através das redes de relacionamento, por isso essas manifestações se dispersam tão rapidamente, quanto se formam.
Um exemplo recente de flash mobs que ocorreu na cidade de São Paulo no Parque do Ibirapuera, dia 4 de abril foi a International Pillow Fight Day, participaram dessa manifestação cerca de 20 cidades pelo mundo.
Saiba mais sobre flash mobs no Brasil nos links abaixo !

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia

fonte: Wikipedia