Novas Teorias dos Movimentos Sociais, de Maria da Glória Gohn, dá seqüência aos estudos da autora publicados em livros anteriores e analisa minuciosamente o passado, o presente e o futuro dos movimentos sociais considerados fenômenos-chaves na análise de uma realidade social. O foco principal do livro é a análise das teorias que têm sido utilizadas para interpretar as ações coletivas expressas por meio de movimentos sociais.
Trabalhando com ensaios escritos por influentes pensadores como Alain Touraine, Eric Hobsbawm, Boaventura S. Santos, Axel Honneth, Nancy Fraser, Charles Tilly, Ernest Laclau, Michel Focault e Max Weber e outros, Maria da Glória retrata cinco décadas de produção sobre o assunto e responde a questões como "O que está em jogo nas teorias contemporâneas dos movimentos sociais?".
Novas Teorias dos Movimentos Sociais expõe, a partir de uma perspectiva histórica, a evolução e as transformações que aconteceram no mundo desde 1950 e que acabaram por influenciar as mudanças de focos nos movimentos sociais, que hoje não se limitam à política, à religião ou as demandas sócio-econômicas e trabalhistas. Movimentos por reconhecimento identitários e culturais ganham destaque.
Outros livros da autora são:
fonte: Portal Literal
Olá, por acaso você não teria o site da autora?
ResponderExcluirAtt;
Alexandre Issao
Alexandre,
ResponderExcluirProcuramos várias vezes por um site só da autora, mas não conseguimos localizar nada.
Existem muitos sites com material dela, da Unicamp, PUC, com Teses, entrevistas e afins. Mas um site só dela, não achamos.
Se você localizar um e puder nos informar, seria de grande ajuda!