quinta-feira, 14 de maio de 2009

O MOVIMENTO SOCIAL CIBERCULTURA



Olá visitantes!

Esta charge ilustra bem como o ciberespaço pode estar presente tanto na realidade virtual quanto na realidade física das nossas vidas, trazendo novas concepções sobre o que é a realidade.
Neste post gostaria apenas de expor as constatações através das divesas pesquisas relacionadas a Cibercultura e aos Movimento Sociais que este blog realizou, de como a Cibercultura em si é o mais importante movimento social no ciberespaço, pois a cibercultura agrega novos valores e novos rumos a sociedade, que o alcance ainda não conseguimos prever, desta forma gostaria de compartilhar com os visitantes desse blog que a experiência de desenvolver um blog sem nunca ter criado anteriormete um blog foi uma tarefa desafiadora, mas muito especial, pois foi possível perceber como todas as redes de comunicação da internet, todos os avanços tecnológicos no ciberespaço estão conectados numa enorme sinergia que é o movimento social chamado cibercultura no qual valoriza-se os aspectos coletivos, como a inteligência coletiva (sem esse aspecto da ciberculura seria impossível o desenvolvimento desse blog) e a universalidade das informações e de tudo que é compartilhado no ciberespaço e deixo uma sugestão de leitura no link abaixo sobre novos movimentos sociais, já que a cibercultura atualmente é um novo tipo de movimento social.

http://quecazzo.blogspot.com/2008/08/remo-mutzenberg-fala-sobre-novos.html

terça-feira, 12 de maio de 2009

Quando mudanças climáticas e ciber-ativismo se encontram

Na última terça-feira, dia 05 de maio de 2009, a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil, experimentou momentos de desespero com a forte chuva que atingiu todo seu território. Centenas de ocorrências foram recebidas pela Defesa Civil, tendo registrado 392 solicitações de atendimento de emergência até as 19h desse dia. Além dos desabamentos de casas, quedas de árvores e deslizamentos de terra, houve o congestionamento do trânsito nas avenidas da cidade, causando transtorno para muitos motoristas e passageiros de ônibus.

O Liberdade Digital, por sua vez, em um post dedicado às chuvas no Nordeste do país, solicita a ajuda dos usuários de redes sociais para difundir informações sobre a situação e pedir ajuda para as populações afetadas pelas enchentes:

“Esperando mais uma participação em massa da blogosfera brasileira, o L.D. faz um apelo: se você tem um blog, um site, uma lista de e-mail, participa de alguma rede social, ajude na divulgação desta informação. É fundamental que as empresas de transporte ajudem. É preciso sensibilizar também as companhias áreas e empresas de táxi aéreo para que emprestem helicópteros.”



fonte: Global Voices